O Plano Nacional de Energia teve início com o PNE 2030, uma série de estudos que forneceram informações para elaboração de estratégia de expansão da oferta de energia sustentável e econômica de longo prazo. Esse estudo foi o primeiro planejamento de recursos energéticos realizado por uma instituição governamental. A condução ficou a cargo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Ministério de Minas e Energia (MME). Várias instituições e a sociedade participaram dos trabalhos, que foram desenvolvidos em apenas um ano.
Ao longo de 2018, vários estudos apoiaram a elaboração do Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050), em conjunto com a EPE, por recomendações da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) da pasta. O resultado são 23 documentos provenientes de notas técnicas e workshops.
As informações para compor o relatório foram compiladas de relatórios e documentos de instituições governamentais tanto do Brasil quanto de outros países, associações de classe e outras disponíveis na internet e publicadas até o fim de 2017.
Todos os resultados obtidos pelo levantamento e análise dos documentos possibilita ao país ter definir estratégias de expansão do sistema energético brasileiro.
O relatório do PNE pode ser obtido no site do Ministério de Minas e Energia. Acesse: https://bit.ly/2nf24JQ