Quando o Mercado Livre de Energia surgiu em agosto de 1998, a Tradener já havia iniciado suas operações no final de julho com a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e ajudou a inaugurar o Mercado no Brasil. Em 2016, recebeu autorização para exportar energia para a Argentina, movimentando a economia brasileira.
Walfrido Avila, presidente da Tradener, relembra que o princípio não foi fácil, não existia contrato de transporte no país e a Tradener foi responsável pela implementação, trazendo ao Brasil inovação que só existia em outros países. Como todo início, o trabalho demanda esforços e muita persistência.
O Mercado Livre de Energia ainda não é totalmente acessível a todos os consumidores, mesmo aos que desejam, pois existem regulamentações que reprimem a abertura plena. Contudo, Walfrido Avila continua defendendo a abertura de mercado e mantém firme a certeza de que o consumidor brasileiro ainda terá o direito de decidir de qual empresa comprará sua energia elétrica ou se produzirá a própria. Os momentos mais difíceis já passaram, na atual realidade mais consumidores sabem da existência do mercado e são apoiadores da abertura do mercado.
Sobre a Tradener: é uma das maiores comercializadoras independentes de energia elétrica e gás natural do país, com foco nos consumidores livres de energia elétrica e produtores independentes. Pioneira no segmento desde 1998, foi a primeira empresa do Brasil autorizada pela Aneel a comercializar energia com consumidores livres e geradores no ambiente de contratação livre. A empresa figura seguidamente no ranking das maiores e melhores empresas do Brasil. É reconhecida pela Valor 1000, Exame, e Estadão. Site: www.tradener.com.br.
Informações para a imprensa Tradener:
Fran Press Comunicação Corporativa (11) 3129-3981
Frank Rogério
Diretor de Planejamento e Estratégia de Comunicação
frank@franpress.com.br – ramal 201
Rosi Silva Veronezzi
Assistente Executiva de Atendimento
rosimeire@franpress.com.br – ramal 202