De acordo com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata, a falta de chuvas e consequente redução do volume dos reservatórios hidrelétricos é a principal causa do aumento do valor das contas de luz, que estão com bandeira 2 vermelha, a mais alta da categoria.
Para a Tradener, empresa pioneira na comercialização de energia livre no país, a alta no preço das contas de eletricidade também se deve porque os consumidores estão arcando com uma série de encargos, provenientes de uma má gestão do setor, além de indenização a elétricas, entre outros.
Para garantir custos menores com energia, a Tradener orienta aos consumidores que migrem para o mercado livre, que pode garantir uma economia expressiva na conta de luz tendo em vista a elevação das tarifas nos próximos meses. "Os consumidores poderão ter economia no mercado livre superior a 15%. Os preços de energia continuam bastante atrativos a partir de 2019, o que vem a corroborar com a orientação da Tradener aos consumidores", explica Walfrido Avila, presidente da companhia.
De acordo com o executivo, este é o momento ideal para a migração ao ambiente livre de energia já que a sinalização da bandeira vermelha aos consumidores deve permanecer em vigor até novembro e a tendência nos preços é de alta até o fim do ano.
Sobre a Tradener: é uma das maiores comercializadoras independentes de energia elétrica e gás natural do país, com foco nos consumidores livres de energia elétrica e produtores independentes. Pioneira no segmento desde 1998, foi a primeira empresa do Brasil autorizada pela Aneel a comercializar energia com consumidores livres e geradores no ambiente de contratação livre. Com investimentos em geração renovável, a companhia está no ranking das maiores e melhores empresas do Brasil. Site: www.tradener.com.br.
Informações para a imprensa Tradener:
Fran Press Comunicação Corporativa (11) 3064-4575
Frank Rogério
Diretor de Planejamento e Estratégia de Comunicação
frank@franpress.com.br – ramal 201
Mayara Reis
Assistente Executiva de Atendimento
mayara@franpress.com.br – ramal 202