De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel) e entregue ao Ministério de Minas e Energia, a antecipação do cronograma de abertura do Mercado Livre, de 2026, como prevê o governo, para 2021, possibilitaria a migração de 182.593 empresas de pequeno e médio porte, que economizariam R$ 10,5 bilhões nas contas de luz.
Na opinião de Walfrido Avila, presidente da Tradener, pioneira na comercialização de energia no mercado livre nacional, o cronograma de ampliação do mercado livre ainda é tímido e deve ser antecipado, uma vez que o país tem condições para realizar essa transição. “É extremamente tímida a proposta apresentada, que ainda prevê vários anos de transição para a verdadeira liberdade de escolha por todos os consumidores. Não abrir integral e rapidamente o mercado representa atraso em relação a outras nações”, afirma Walfrido.
Além disso, as vantagens para o mercado e a economia do país seriam imediatas, garante Walfrido. “Seria um ganho quase imediato, não só para o Brasil como um todo, mas também para as empresas que aderirem a esse mercado. De modo geral, a compra de energia no Mercado Livre proporciona uma economia de 40% na conta de luz", destaca Walfrido. Caso a abertura se concretize em 2021, a fatia de consumidores no mercado livre passaria de 28% para 40%.
Sobre a Tradener: é uma das maiores comercializadoras independentes de energia elétrica e gás natural do país, com foco nos consumidores livres de energia elétrica e produtores independentes. Pioneira no segmento desde 1998, foi a primeira empresa do Brasil autorizada pela Aneel a comercializar energia com consumidores livres e geradores no ambiente de contratação livre. Com investimentos em geração renovável, a companhia está no ranking das maiores e melhores empresas do Brasil. Site: www.tradener.com.br.
Informações para a imprensa Tradener:
Fran Press Comunicação Corporativa (11) 3064-4575
Frank Rogério
Diretor de Planejamento e Estratégia de Comunicação
frank@franpress.com.br – ramal 201
Mayara Reis
Assistente Executiva de Atendimento
mayara@franpress.com.br – ramal 202