De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as tarifas de energia ficarão R$ 2,5 bilhões mais caras nos próximos meses devido ao déficit das hidrelétricas, que têm operado abaixo da capacidade assegurada e também ao acionamento de termelétricas, com custos de geração de energia mais caros. Essas tarifas serão repassadas integralmente aos consumidores cativos, que são, em maioria, residências, comércios e pequenas empresas e que, hoje, não podem optar por negociar sua energia elétrica livremente.
O presidente da Tradener, empresa pioneira na comercialização de energia no mercado livre nacional, Walfrido Avila, ressalta que, com a abertura integral do mercado livre, os consumidores não sentiriam os impactos dos reajustes em suas contas de energia. “No mercado livre o consumidor pode escolher prazos, preços, volume, condições de negociação, com a tranquilidade de estar assegurado por um contrato, o que não acontece no mercado cativo”, explica Walfrido Avila.
Na opinião da Tradener, o amplo acesso ao mercado livre beneficiaria a todos os consumidores. “Acreditamos que todos têm a ganhar: as comercializadoras, as distribuidoras e, principalmente, os consumidores, que terão a liberdade de escolher seu fornecedor de energia. Essa medida, além de reduzir custos, fortalecer e aliviar o sistema de distribuição, também torna consumidores industriais, comerciais, residenciais, e de demais setores mais competitivos, como ocorre com os que estão inseridos no ambiente livre”, afirma Walfrido Avila.
Sobre a Tradener: É uma das maiores comercializadoras independentes de energia elétrica e gás natural do país, com foco nos consumidores livres de energia elétrica e produtores independentes. Pioneira no segmento desde 1998, foi a primeira empresa do Brasil autorizada pela Aneel a comercializar energia com consumidores livres e geradores no ambiente de contratação livre. Com investimentos em geração renovável, a companhia está no ranking das maiores e melhores empresas do Brasil. Site: www.tradener.com.br.
Informações para a imprensa:
Fran Press Comunicação Corporativa / (11) 3064-4575
Frank Rogério
Diretor de Planejamento e Estratégia de Comunicação
frank@franpress.com.br – ramal 201
Mayara Reis
Assistente Executiva de Atendimento
mayara@franpress.com.br – ramal 202